Acessibilidade

O Portal do MPRO segue novo modelo de identidade digital padrão do governo federal, que atende às principais recomendações de acessibilidade indicadas para web.

Acessibilidade significa permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, além de permitir o uso destes por todas as parcelas da população.

Na Internet, o termo acessibilidade refere-se também a recomendações do W3C, que visam permitir que todos possam ter acesso aos sítios, independente de possuírem alguma deficiência ou não. Essas recomendações passam pelo tamanho e cor da fonte, localização dos espaços clicáveis, facilidade de disponibilização de conteúdo e outras sugestões relativas até aos códigos das páginas (HTML e CSS, entre outros).

Na parte superior do Portal existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.

Seguem abaixo alguns comandos úteis para aumentar ou diminuir o zoom da página:

Navegadores Firefox, Chrome e Internet Explorer

CTRL++ para aumentar o zoom

CTRL+- para diminuir o zoom

CTRL+0 para restaurar o zoom

CTRL+(scroll up) para aumentar o zoom

CTRL+(scroll down) para diminuir o zoom

Navegadores Opera

CTRL++ (numpad) para aumentar o zoom

CTRL+- (numpad) para diminuir o zoom

CTRL+0 (numpad)para restaurar o zoom

CTRL+* (numpad) para restaurar o zoom

Navegadores Safari

CTRL++ (numpad) para aumentar o zoom

CTRL+- (numpad) para diminuir o zoom

Leis e decretos sobre acessibilidade: